Um loft pra chamar de meu? Eu quero!

Estou no Portal Decoração há pouco mais de um ano e, dentre a infinidade de estilos em decoração e arquitetura que conheci, os lofts me conquistaram pra valer. E entre uma matéria e outra, percebi que a maioria dos que vi tinham algumas características em comum:

♦ Pé-direito alto
♦ Integração quase que total dos ambientes com a ausência de paredes
♦ Colunas de sustentação aparentes
♦ Tubulações e até tijolos aparentes
♦ Chão de cimento
♦ (Maravilhosas) janelas enormes que deixam tudo bem iluminado e ainda proporcionam uma vista fantástica
♦ Mezanino como piso superior

Eu adoro o estilo, combina bastante com a minha personalidade (aberta, despojada, desencanada, livre...) e com certeza pretendo morar em um loft. Daí, veio a curiosidade sobre saber como e quando surgiu esse jeito de morar. Para isso, o mestre Google me ajudou e vou aqui partilhar com vocês brevemente o que encontrei.

Como tudo começou
Apesar de bastante valorizado hoje em dia, o estilo de viver em lofts nasceu na década de 70, em regiões decadentes de Nova York. Na época, antigos galpões e armazéns eram reformados para tornarem-se residências de artistas, profissionais liberais e publicitários – sem mexer demais na estrutura básica do local, era apenas um tapinha no visual para ficar mais aprazível. Ou seja, morar em loft era uma opção barata. E foi assim que as características como pé-direito alto, mezanino de madeira ou ferro (uma gambiarra para aproveitar melhor o espaço) e a ausência de paredes perduraram até os dias atuais. A única característica que não durou até hoje, infelizmente, foi o preço pago para se morar em um loft. Ainda na mesma década, o valor desse estilo de vida aumentou significativamente com a revitalização dessas regiões pela prefeitura de NY. Daí para cá, virou hype – e ficou bem caro – morar em lofts.

Belos exemplos
Aprecie alguns dos projetos que já saíram no PD. Clique nas legendas das imagens para acessar a matéria:

Projeto de Flavia Gerab | Foto Divulgação
Projeto de Diego Revollo | Foto Alan Burger/Divulgação

Projeto de Maite Maiani | Foto Sidney Doll

Projeto Tríplex Arquitetura | Foto Marcelo Magnani/Divulgação
Conclusão
Então será que um loft pode ser um dúplex, mas nem todo dúplex é um loft?

Nenhum comentário:

Postar um comentário